O que a bíblia ensina sobre a santidade do domingo?

Muitos cristãos, tanto católicos, quanto protestantes, guardam o dia de domingo como o dia do Senhor, muitos o chamam de sábado cristão, e consideram este dia, um dia de culto, de adoração, pois foi neste dia que o Senhor Jesus Cristo ressuscitou vencendo a morte.

No entanto a Bíblia não faz nenhuma menção ao domingo como um dia de adoração, nem mesmo Jesus Cristo ao ressuscitar deu qualquer mandamento a respeito da guarda do domingo, ou da santidade deste dia. Muitos podem se espantar, mas a palavra domingo se quer consta na Palavra de Deus.

O domingo na Bíblia é chamado de primeiro dia da semana, e isto é algo interessante, o único dia que possui um nome na Bíblia é o sétimo dia, chamado de sábado. Todos os demais são chamados:

  • Primeiro dia da semana
  • Segundo dia da semana
  • Terceiro dia da semana
  • Quarto dia da semana
  • Quinto dia da semana
  • Sexto dia da semana
  • Sétimo dia (Sábado)

Comparativo bíblico entre o primeiro dia da semana (domingo) e o sétimo, o sábado

Quando tomamos a Palavra de Deus e comparamos as passagens referentes ao sábado e domingo veja só que resultado interessante:

SábadoDomingo
Abençoado e Santificado
Genesis 2:3
1º dia da semana
Mateus 28:1
Memorial da criação
Êxodo 20:11
1º dia da semana
Marcos 16:1
Repouso
Hebreus 4:10
1º dia da semana
Marcos 16:9
Presente de Deus
Marcos 2:27
1º dia da semana
Lucas 24:1
Abençoado
Isaías 58:13,14
1º dia da semana
João 20:1
Sinal de Deus
Ezequiel 20:12,20
1º dia da semana
Atos 20:7
Perpétuo
Isaías 66:22,23
1º dia da semana
João 20:19
Mandamento
Êxodo 20:8-11
1º dia da semana
1Coríntios 16:2

Perceba que quando examinamos a Palavra de Deus, não existe nenhuma orientação, ordenança ou mandamento para que o domingo seja santificado, de fato, este dia é considerado por Deus e pelos autores inspirados como um dia normal, igual aos outros. Já o mesmo não acontece com o sábado, são claras as referências bíblicas tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento de que este é o dia do Senhor.

Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.

Mateus 12.8

Mas se o sábado é o dia que a Palavra de Deus ordena santificar, quem ordenou santificar o domingo? Veja o que o Cônego Hugo Bressane, que foi bispo da Diocese de Marília fala a respeito desta mudança aqui.

Deus te abençoe!